domingo, 7 de março de 2010

Evolução e Teorias Evolutivas

A Evolução é o processo através do qual ocorrem mudanças ou transformações nos seres vivos ao longo do tempo, dando origem a novas espécies. Este processo é lento e gradual.
Os fósseis proporcionam uma grande quantidade de informação a respeito dos mecanismos da evolução, são indícios de presença de organismos que viveram em tempos remotos da Terra. As partes duras do corpo dos organismos são as mais, frequentemente, conservadas, mas por vezes a parte mole do corpo é preservada. Os fósseis são considerados importantes testemunhos da evolução, pois dão-nos a possibilidade de conhecermos organismos que viveram na Terra em tempos passados, sob condições ambientais distintas das encontradas actualmente, e podem fornecer indícios de parentesco com as espécies actuais.
Também são considerados fósseis, impressões deixadas por organismos que viveram em eras passadas, como por exemplo, pegadas de animais extintos, impressões em folhas, etc.
Para podermos explicar a evolução dos seres vivos ao longo dos anos, é preciso estudar as teorias evolutivas: Teoria de Lamarck e a Teoria de Darwin.

Sem comentários:

Enviar um comentário